Teste eletrostático vs teste convencional de estanqueidade – Entenda a diferença

Teste eletrostático vs teste convencional de estanqueidade – Entenda a diferença

Buscar por testes seguros e confiáveis quando se vai verificar a estanqueidade de áreas impermeabilizadas é um cuidado indispensável. Nesse quesito, existem dois testes que são comumente aplicados nessa etapa: os testes eletrostáticos e os convencionais. Mas, no comparativo teste eletrostático vs teste convencional existem alguma diferença?

De modo geral, existem alguns aspectos que diferenciam um teste do outro. E, dependendo do que você espera ou necessita em seu projeto, uma opção pode ser mais relevante que a outra.

Teste eletrostático vs teste convencional

Tanto o teste eletrostático, quanto o convencional são comumente aplicados na verificação da estanqueidade. Mas, existem alguns aspectos que diferenciam esses dois métodos e que deve considerar no momento de fazer sua escolha.

Teste convencional de estanqueidade

O teste convencional de estanqueidade mais conhecido é o chamado lâmina d’água. Basicamente esse teste consiste na aplicação de uma determinada quantidade de água na superfície da área impermeabilizada.

Com isso, verifica-se durante um período de 72 horas se há indícios de infiltração que reduza o nível de água. Havendo qualquer falha, a mesma é reparada e um novo teste é feito por igual período de tempo para posterior liberação.

Nesse teste, são necessários a locação de recursos como carros tanques de água para viabilizar a execução do teste. Além disso, durante a execução do teste a obra deve ser paralisada.

Teste eletrostático

O teste eletrostático é um teste feito a seco, com o uso de um equipamento chamado imperdetector. Esta tecnologia faz uma varredura completa na superfície impermeabilizada em busca de falhas e outras descontinuidades.

Ao sinal de qualquer micro furo, o aparelho emite um bip sonoro apontando com precisão o local e a dimensão da descontinuidade. Com isso, realiza-se o reparo da falha e o teste é refeito para somente então haver a liberação dessa etapa.

A depender da extensão da área que requer avaliação, o teste eletrostático pode ser concluído em até 40 minutos. Ou seja, uma ótima opção para quem busca por agilidade e eficiência em sua obra.

Além disso, após a conclusão do teste, emite-se um laudo técnico que certifica a estanqueidade da impermeabilização.

De modo geral, o teste eletrostático é um teste que oferece mais rapidez e praticidade para a obra. Sua aplicação não exige paralisações durante a construção e, portanto, não interfere em sua produtividade.

Isso sem contar que o teste eletrostático é um método 100% ecológico, tendo em vista que sua execução é feita sem desperdício de água.

Além disso, no comparativo teste eletrostático vs teste convencional, o preço é outro aspecto que diferencia os dois testes. Isso porque, o teste eletrostático envolve um custo equivalente a 15% do valor total do que normalmente se gasta com o teste convencional.

Na Ralife Engenharia você encontra o melhor teste eletrostático de estanqueidade do mercado. Saiba mais!

Teste eletrostático vs teste convencional – qual o melhor?

Como pode perceber o teste eletrostático vs teste convencional são métodos que possuem características, bem como meios de aplicação distintos. Para saber qual dos dois é o melhor para sua construção é importante avaliar seus objetivos e as demandas da sua obra.

Mas no geral, se a sua obra requer uma solução que ofereça rapidez, precisão nos resultados e mais segurança sem dúvida, o teste eletrostático se mostra uma boa opção.

Além disso, tão importante quanto selecionar o melhor teste, também vale ficar atento quanto a empresa que irá contratar. Procure uma empresa de confiança e que tenha experiencia de mercado na execução de testes de estanqueidade.

A Ralife é uma empresa que oferece soluções especializadas em testes de impermeabilizações com a qualidade e segurança que sua obra precisa. Entre em contato conosco e conheça mais sobre nossas soluções. LIGUE ( 11) 94933-1470.