A boa qualidade das redes de saneamento e efluentes industriais são essenciais no desenvolvimento social e econômico das cidades. E para testar a qualidade da impermeabilização desses projetos é preciso realizar o teste de estanqueidade para tubulações de saneamento.
O teste de estanqueidade é recomendado pela norma NBR 9575. Seu objetivo é basicamente garantir que não haja falhas nas tubulações que possibilitam a ocorrência de vazamentos, elevando desse modo o risco de danos à saúde das pessoas e também ao meio ambiente.
O teste de estanqueidade para tubulações de saneamento é um procedimento realizado através de diferentes métodos que realizam a busca ativa de falhas ou descontinuações que comprometam a estanqueidade das tubulações e, consequentemente sua capacidade funcional.
A má qualidade ou problemas na instalação de sistemas impermeabilizantes na rede de tubulação, pode acarretar em vazamentos de fluídos indesejados, como esgotos, dejetos líquidos entre outros, que podem penetrar no subsolo, gerando prejuízos incalculáveis ao meio ambiente.
Para evitar isto, existem vários métodos destinados a testagem da estanqueidade em sistemas de tubulação de saneamento. O teste eletrostático é um deles.
Considerado um dos mais ágeis e eficientes, o teste de estanqueidade inspeciona e atesta a estanqueidade em tubulações de diferentes tipos.
Para a maioria dos testes, o tempo de análise para detecção dos vazamentos depende do local onde a tubulação está instalada, assim como do tipo de rede de saneamento, entre outros detalhes. Sendo que alguns podem levar mais tempo que outros.
Mas, via de regra, o teste de estanqueidade para tubulações de saneamento possui uma tecnologia avançada que permite a execução do teste de estanqueidade com máxima precisão e em apenas 40 minutos.
Basicamente, o teste eletrostático usado para teste de estanqueidade para tubulações de saneamento não usa muitos recursos. Apenas com um aparelho chamado imperdetector é possível fazer uma varredura por toda a tubulação em busca de possíveis vazamentos.
Ao detectar qualquer ponto de falha, o aparelho emite um bip sonoro. Assim, o operador da máquina de detecção consegue identificar o local e extensão do vazamento, realizar os devidos reparos e, ao final, emitir um laudo técnico atestando a estanqueidade dessa estrutura. Simples assim!
Os benefícios do teste de estanqueidade para tubulações de saneamento eletrostático são muitos, sobretudo em relação às demais opções existentes. Veja abaixo alguns deles:
Fazer o teste de estanqueidade para tubulações de saneamento eletrostático proporciona uma evidência técnica, assim como baseada nas normas legais à empresa atestando que a rede de saneamento e efluentes está construída adequadamente e compromete-se com a qualidade e segurança das pessoas e do meio ambiente.
Somos uma empresa com anos de experiência no mercado. Contamos com equipamentos modernos para execução do teste de estanqueidade eletrostático, além de um rigoroso sistema de manutenção e calibragem para oferecer resultados 100% precisos, assim como de alta confiabilidade aos nossos clientes.
Além disso, nossa equipe técnica está sempre pronta para prestar um atendimento rápido. E sanar possíveis dúvidas quanto a execução e eficácia do teste de estanqueidade feito pelo método eletrostático.
Portanto, se seu projeto de saneamento precisa testar estanqueidade das tubulações, não perca tempo. Entre em contato conosco e solicite já uma visita técnica sem compromisso!
Contrate uma empresa especializada em testar impermeabilizações, entre em contato com a Ralife engenharia e solicite já um orçamento!
Contrate uma empresa especializada no teste de estanqueidade eletrostático, entre em contato com a Ralife engenharia. LIGUE ( 11) 94933-1470.
© 2018 TESTE ELETROSTÁTICO – Desenvolvido por Ralife Engenharia