O que é teste eletrostático e por que fazer?
Testar a estanqueidade de impermeabilizações em obras na Construção Civil é mais do que necessário. Trata-se de uma recomendação legal, exigida pela norma NBR 9575. E entre as formas de fazer esse teste, um que se destaca é o teste eletrostático. Mas, você sabe o que é teste eletrostático?
Considerado um teste eficiente e mais econômico, o método eletrostático verifica a estanqueidade de impermeabilizações com muito mais rapidez que outros testes convencionais.
O que é teste eletrostático?
O teste eletrostático é um método que utiliza tecnologia avançada para inspecionar diferentes sistemas impermeabilizantes. Seu objetivo é buscar micro falhas e descontinuidades que comprometam a estanqueidade da impermeabilização.
Como o teste é feito?
Através de um aparelho chamado imperdetector que usa condução elétrica, é possível identificar a localização e extensão de descontinuidades pela manta impermeabilizante.
Isso é possível porque a manta impermeabilizante é um isolante elétrico, ou seja, ela não permite a passagem da eletricidade. E quando ocorre essa passagem é constatado então que há alguma falha ou furo na impermeabilização.
Essa falha é identificada através de um bip sonoro que fornece a sua posição exata por meio do arco entre o rodo e o substrato do dispositivo condutor elétrico. Desse modo, reparos são feitos e um novo teste é realizado para garantir que não há mais qualquer furo ou descontinuidade no sistema.
Sobre o imperdetector
O equipamento condutor utilizado no teste eletrostático conta com uma tecnologia robusta quem tem de 5 mil à 70 mil volts estabilizado e é capaz de identificar quaisquer tipos de falhas, furos, fissuras ou descontinuidades mínimas que permitam a passagem de ar.
Por que fazer o teste eletrostático?
Tão importante quanto saber o que é teste eletrostático e como ele age na detecção das falhas da impermeabilização, é compreender os benefícios de realizar o teste eletrostático na sua obra.
No geral, fazer o teste eletrostático confere vários benefícios que vão além da rapidez no teste de estanqueidade.
O custo benefício da realização de um teste eletrostático é muito maior que qualquer outro, pois além de garantir resultados precisos e elevar a segurança do projeto, não é preciso desperdiçar recursos hídricos, tempo e dinheiro com locação de tanques d’água.
Todo o teste é feito a seco e leva apenas 40 minutos para sua conclusão. Assim, não há necessidade de paralisar outras etapas da obra para sua execução.
Quem pode fazer o teste eletrostático?
Não é porque você sabe o que é teste eletrostático e como ele funciona que está apto a executa-lo em sua obra.
Somente uma empresa especializada em testes de estanqueidade com equipe profissional qualificada para manuseio e realização do serviço pode executar o teste eletrostático.
Através dos serviços de uma empresa especializada se pode garantir a qualidade do serviço, bem como a correta avaliação dos erros e equívocos constatados na impermeabilização para que possam ser corrigidos e, com isso, garantir a estanqueidade da impermeabilização.
Além disso, somente uma empresa qualificada para os serviços poderá entregar o laudo técnico que comprova o nível de estanqueidade do sistema impermeabilizante. Sem o laudo, muito provavelmente as chances de ocorrer problemas envolvendo infiltrações, vazamentos entre outros na impermeabilização são grandes, o que pode comprometer a estrutura do seu projeto.
Como contratar um teste eletrostático
Munidos de uma equipe técnica qualificada e capacitada a Ralife Engenharia é uma empresa especializada em testes de estanqueidade que disponibiliza o teste de estanqueidade eletrostático garantindo a prestação de um serviço com a rapidez e eficiência que você precisa para sua obra.
Portanto, se você busca profissionalismo, compromisso, qualidade e agilidade conheça o serviço de testagem eletrostática da Ralife Engenharia. Solicite já um orçamento e conheça mais sobre nossos serviços!