Segundo a norma NBR 9575, toda obra com área impermeabilizada, precisa fazer o teste de estanqueidade. Nesse quesito o teste de estanqueidade eletrônico surge como uma opção ideal para quem busca praticidade, agilidade e eficiência.
Utilizado desde os anos 80, o teste de estanqueidade eletrônico inicialmente era aplicado em tubulações de aço revestidas com impermeabilizantes. Mas, com o tempo, esta solução também passou a ser utilizada nos canteiros de obras. Principalmente em projetos onde havia presença de mantas asfálticas e de PVC.
Em síntese, o teste de estanqueidade eletrostático é um método que avalia se uma determinada superfície impermeabilizada está estanque. Esse teste é feito com um equipamento, o imperdetector, que emite faíscas de corrente elétrica ao encontrar falhas na área impermeabilizada.
Seu objetivo é, basicamente certificar se existem vazamentos e também a qualidade dos serviços de impermeabilização. Ao identificar qualquer descontinuidade na impermeabilização, efetua-se o reparo da falha e um novo teste, com emissão de laudo técnico ao final da inspeção.
Sabemos o quanto é importante garantir a qualidade do sistema de impermeabilização presente na obra. Afinal, é isto que determina se a edificação sofrerá com problemas de infiltração, umidade ou corrosões no futuro.
Para isso, nada melhor do que contar com um teste de estanqueidade que seja confiável e seguro. E é exatamente isso que teste de estanqueidade eletrônico oferece.
Nos últimos anos, este teste vem sendo bastante utilizado em obras comerciais e não é por acaso. O teste de estanqueidade eletrônico é um teste rápido e que não requer a paralização da obra.
Em apenas 40 minutos é possível testar toda a área impermeabilizada com 100% de eficiência e confiabilidade. Ou seja, ao invés de parar sua produção por 3 ou mais dias na execução desse teste, com este método, sua estanqueidade será avaliada em questão de minutos.
O custo geral de execução do teste de estanqueidade eletrônico é 60% mais barato do que a maioria dos outros testes de estanqueidade. Além disso, por ser um teste feito a seco, você também não precisa gastar com carros tanques de água.
Ademais, este é um teste super confiável, pois o equipamento utilizado para inspeção é calibrado regularmente. Tudo para garantir uma avaliação precisa e segura. Independentemente da extensão da área a ser testada.
Isso sem contar que o teste eletrônico de estanqueidade pode ser aplicado em diferentes sistemas impermeabilizantes. Desde mantas asfálticas, até mantas de PVC ou em impermeabilizantes líquidos.
Portanto se é uma solução eficiente, rápida e segura que você precisa para testar a estanqueidade de áreas impermeabilizada, optar pelo teste de estanqueidade eletrônico sem dúvida é o melhor caminho.
O teste de estanqueidade eletrônico é a opção ideal para testar a estanqueidade de superfícies impermeabilizadas. Principalmente se o que você busca é um teste de rápida execução, qualidade e precisão nos resultados.
A Ralife é uma empresa pioneira na oferta de soluções para teste de estanqueidade no Brasil. Atuamos no mercado desde 2010 e desde então aprimoramos nossos serviços, trazendo para o mercado tecnologias como o imperdetector, um equipamento capaz de testar a estanqueidade em mantas asfálticas, mantas de PVC e geomembranas.
Mais do que eficiência, temos o compromisso de levar mais qualidade e segurança aos testes de estanqueidade no seu canteiro de obras. Entre em contato conosco e obtenha mais informações!
© 2018 TESTE ELETROSTÁTICO – Desenvolvido por Ralife Engenharia