Na Construção de Lajes, o uso de um bom sistema impermeabilizante faz toda a diferença. Afinal, é esse sistema que irá impedir a ocorrência de infiltrações, vazamentos, manchas, bolor e outros problemas ao longo do tempo. Mas, para certificar que a qualidade da impermeabilização é preciso fazer o teste de estanqueidade em lajes.
Até pouco tempo atrás, usava-se na Construção Civil testes a base d’água. Nesse teste, geralmente era preciso paralisar a obra por dias até que o teste fosse 100% concluído.
Mas graças ao avanço da tecnologia neste setor, hoje já existem soluções mais eficazes. E que oferecem mais agilidade ao fazer o teste de estanqueidade em lajes e outras superfícies impermeabilizadas. O teste eletrostático é uma delas!
Para quem ainda não conhece, o teste eletrostático é uma inovação que vem otimizando a etapa de impermeabilização em obras na construção civil. Esse teste usa condução elétrica para identificar descontinuidades em sistemas impermeabilizantes.
Desde falhas, até micro furos imperceptíveis a olho nu, esse teste consegue apontar com precisão a extensão e localização de descontinuidades em lajes e outras superfícies. Dessa forma, com esse teste é possível garantir que a laje está 100% estanque. E o melhor, sem precisar paralisar a obra por dias.
O teste eletrostático é feito em poucos minutos e não demanda grandes investimentos. Com esse teste é possível economizar até 60% na sua obra e elevar o nível de confiabilidade da impermeabilização.
Basicamente, o teste eletrostático é feito usando um aparelho com tecnologia avançada, o imperdetector. Este aparelho funciona com o princípio do arco voltaico, fazendo uma varredura completa em áreas impermeabilizadas.
Ao identificar uma falha ou micro furo, o equipamento emite um bip sonoro que permite ao operador identificar a localização exata da descontinuidade. Dessa forma, todos os reparos necessários são feitos e o teste é refeito para certificar de que a impermeabilização está realmente estanque.
Todo o processo de verificação é feito em 40 minutos, sem qualquer desperdício é por uma equipe técnica capacitada. Ao final do teste, a empresa responsável emite um laudo técnico que evidencia o nível de estanqueidade da impermeabilização avaliada.
O teste eletrostático é sem dúvida uma das melhores alternativas para fazer teste de estanqueidade em lajes. E motivos para isso não faltam.
Além de ser um teste feito com rapidez em poucos minutos, ele garantir um nível maior de precisão. E mais, com esse teste você não terá que gastar dinheiro alugando tanques d’água como acontece no teste convencional com lâmina de água.
Ademais, no teste eletrostático não é preciso paralisar etapas na obra como a parte elétrica, hidráulica ou de alvenaria. Dessa forma, este método viabiliza a realização do teste de estanqueidade em lajes sem comprometer o prazo da obra.
Mais que isso, com ele você pode atestar por meio de laudo técnico a segurança, assim como a confiabilidade do sistema impermeabilizante aplicado.
Portanto, se ainda não fez o teste de estanqueidade em lajes da sua obra por não querer paralisar o andamento do seu projeto. Ou então porque está com o orçamento curto, nós temos a solução!
Na Ralife Engenharia realizamos o teste de estanqueidade eletrostático, um teste rápido, feito em poucos minutos é muito mais em conta que testes convencionais de estanqueidade.
Entre em contato conosco e solicite já um orçamento sem compromisso!
© 2018 TESTE ELETROSTÁTICO – Desenvolvido por Ralife Engenharia